Publicado edital das eleições da OAB/RJ
Publicado nesta sexta-feira, dia 14, no Diário Oficial, o edital de convocação para as eleições da OAB/RJ regulamenta o pleito

OAB Macaé promove Curso Gratuito de Direito à Duração Razoável do Processo
No próximo dia 30 de agosto, quinta-feira, às 19h, será realizado na Auditório do Sindipetro/NF ( Rua Ten. Rui Lopes Ribeiro, 257, centro), o Curso Gratuito de Direito à Duração Razoável do Processo, com o Desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, promovido pela OAB Macaé e ESA.

Prefeitura de Petrópolis desapropria Casa da Morte
A Casa da Morte em Petrópolis - aparelho clandestino montado pelo Centro de Informações do Exército (CIE) durante a ditadura militar - foi desapropriada nesta terça-feira, dia 21, pela prefeitura daquela cidade. Amedida atende a reivindicações feitas pelo Conselho de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis e encampadas pela OAB/RJ.

OAB/RJ critica cobrança por bagagem extra nas barcas
Os usuários das barcas estão protestando contra a decisão da concessionária responsável pelo serviço de cobrar pelo excesso de peso de bagagens em suas embarcações. A CCR Barcas anunciou que a cobrança, que já é feita na travessia para a Ilha de Paquetá, agora será adotada também nas outras cinco linhas. A OAB/RJ irá à Justiça contra a taxação, autorizada pela Agência Reguladora de Transportes do Rio (Agetransp).

Fique legal II: Condições facilitadas para quitação de anuidades
A OAB/RJ está oferecendo uma ótima oportunidade para que os advogados inadimplentes quitem suas dívidas de anuidade com a instituição, resgatando o direito de desfrutar de todos os serviços, convênios e benefícios ofertados pela Seccional. Até o dia 28 de setembro, a campanha Fique legal II garantirá uma série de facilidades para os colegas voltarem à regularidade contributiva.

Pacto pela memória - Wadih Damous
Queremos aqui propor, publicamente, aos candidatos a prefeito do Rio de Janeiro, que assumam um compromisso com a verdade e a memória de fatos acontecidos durante os anos da ditadura militar, para que sua lembrança torne-se permanente e o conhecimento de episódios ainda pouco divulgados de nossa história seja transmitido às futuras gerações, fortalecendo os princípios da democracia e do Estado de Direito.

OAB Macaé promove Baile dos Advogados
No próximo dia 11 de agosto, sábado, às 21h, será realizado no Tênis Clube Sede Social (Praça Veríssimo de Mello, 68, Centro, Macaé), o Baile dos Advodagos.

Seccional reivindica fim da revista a advogados na entrada da JF
Ao contrário do que foi informado por este veículo, devido a uma falha de comunicação na última semana, a mudança nos procedimentos de entrada do Fórum da Avenida Rio Branco e na sede administrativa da Justiça Federal, ambos no Centro do Rio, não contemplou as solicitações da OAB/RJ no sentido de facilitar o ingresso dos advogados.

PJe na JT: cursos da Seccional ajudam na transição
Tendo que se adaptar ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), instalado em junho na Vara Trabalhista de Três Rios e na 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), no início de julho para mandados de segurança, e com previsão de ser implantado em toda a segunda instância em setembro, os advogados que militam na Justiça do Trabalho poderão contar em agosto e setembro com cursos gratuitos sobre o assunto, formulados pela Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB/RJ.

Campanha por Diretas Já na OAB Nacional é levada ao TRT
O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, esteve no prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), na última quarta-feira, dia 25, levando aos advogados que militam no local a campanha Diretas Já, em favor das eleições diretas para a presidência e diretoria do Conselho Federal.

Novidades no Recorte Digital facilitarão acesso a publicações oficiais
O Recorte Digital, serviço gratuito da OAB/RJ de envio de diários oficiais personalizados por e-mail, terá várias novidades em agosto. Entre elas, a possibilidade de os advogados acessarem suas publicações também pelo e-mail particular, não havendo mais a necessidade de se cadastrar no endereço da Seccional, e o amplo acesso a publicações de outros estados e a criação de grupos.

Para Wadih, é correto avaliar formandos em medicina
Presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, considera "correta e sábia" a decisão do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) de exigir prova oral no final do 6º ano aos formandos de Medicina do estado.