Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Subseção quer ampliar jurisdição de Fórum da Leopoldina

O retorno da competência dos feitos cíveis e de família dos bairros de Bonsucesso e Manguinhos - bairros que pertencem à X Região Administrativa - para o Fórum Regional da Leopoldina foi solicitada em reunião entre o presidente da 58ª Subseção, Frederico Mendes, com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ), Manoel Alberto Rebêlo.


Subseção quer ampliar jurisdição de Fórum da Leopoldina

Fonte: redação da Tribuninha
 
O retorno da competência dos feitos cíveis e de família dos bairros de Bonsucesso e Manguinhos - bairros que pertencem à X Região Administrativa - para o Fórum Regional da Leopoldina foi solicitada em reunião entre o presidente da 58ª Subseção, Frederico Mendes, com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ), Manoel Alberto Rebêlo. O encontro foi realizado nesta terça-feira, dia 10, no gabinete da Presidência do TJ.
Instalação da 3ª Vara de Família também foi pauta de encontro

Por meio de Resolução nº 18, a competência desses dois bairros foi transferida para o Fórum Central da Comarca da Capital em 2003. O motivo era a falta de espaço, à época, nas instalações do Fórum da Leopoldina. "Como em setembro do ano passado a região da Leopoldina ganhou um novo Fórum, com total infraestrutura e espaço para atender a essa demanda, acho justo que a jurisdição desses bairros volte ao Fórum mais próximo, evitando deslocamentos constantes até o centro da cidade", explicou Mendes.
 
Frederico Mendes, presidente da Subseção da Leopoldina, em encontro com presidente do TJ  |  Foto: Francisco Teixeira
De acordo com ele, a Resolução nº 18 afronta diretamente o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Rio de Janeiro, já alterado pela Lei nº 3.603 de 2001, que estabeleceu as competências do Fórum da Leopoldina. Pelo Código, na Leopoldina estão as competências da X Região Administrativa (Ramos, Manguinhos, Bonsucesso e Olaria), da XI (Penha, Penha Circular e Brás de Pina), da XXIX (Complexo do Alemão), e da XXXI Região (Vigário Geral, Parada de Lucas, Jardim América e Cordovil).
Temos uma boa parte da população, que estava à margem da Justiça, retomando seus direitos
Frederico Mendes
 
"Considerando a maior facilidade de acesso dos jurisdicionados desses bairros e a praticidade de agregar em um só Fórum toda a X Região Administrativa é justa e necessária a argumentação do presidente da OAB/Leopoldina", destacou o vice-presidente da Seccional, Sérgio Fisher, presente à reunião no TJ.
 
Segundo o presidente do Tribunal, será necessário estudar a resolução responsável pela transferência para analisar o que pode ser feito legalmente. "Temos que agir sempre de acordo com as normas", disse.
 
A efetiva instalação da 3ª Vara de Família, criada também pela Lei 3.603, foi outra solicitação do presidente da OAB/Leopoldina. A serventia foi extinta antes mesmo de ser instalada, por conta da Resolução nº 5 de 2012, que transformou a 3ª Vara em VI Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca da Capital. 
 
"Atestamos a necessidade desse juizado, mas perder uma serventia já criada será um prejuízo para a população. Com a pacificação do Complexo do Alemão a demanda para os processos de família está aumentando. Temos uma boa parte da população, que estava à margem da Justiça, retomando os seus direitos”, disse o presidente da subseção.
 
Para o desembargador Manoel Alberto, esses encontros, em que são debatidos "pontos relevantes para a sociedade", como ele definiu, são sempre importantes. "A união entre as instituições sempre será positiva para o auxílio à população e para o melhor funcionamento da Justiça", afirmou. 
 
O pedido será examinado por uma equipe técnica. "Temos que ter como base o interesse público. Se após estudarmos esta instalação for constatado o benefício para a população, ela será feita. Mas temos que agir de acordo com a demanda”, salientou Manoel Alberto.