Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

IAB presta homenagem ao centenário de Evandro

“Não se sabe de advogado criminalista que tenha merecido tantas homenagens, tanto reconhecimento, nacional e internacionalmente, em vida e depois dela”.


IAB presta homenagem ao centenário de Evandro

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
“Não se sabe de advogado criminalista que tenha merecido tantas homenagens, tanto reconhecimento, nacional e internacionalmente, em vida e depois dela”. Foi assim que o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas GerJair Leonardo: 'Não se sabe de criminalista que tenha merecido tantas homenagens'ais (TJ-MG) Jair Leonardo Lopes apresentou o amigo Evandro Lins e Silva, em mais uma celebração ao seu centenário de nascimento, realizada nesta quarta-feira, dia 1º, na sede do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

“Evandro, pelo que era, pelo que fez e pelo que viveu, deixou pelo caminho percorrido traços de sabedoria, honradez, coragem cívica e amor à legalidade que fazem dele digno das inúmeras honrarias que lhe têm sido prestadas”, continuou.

O evento reuniu familiares do jurista, amigos e nomes de peso da advocacia, como os ex-presidentes do Instituto Marcello Cerqueira e Carlos Henrique Fróes, e da OAB/RJ, Cândido de Oliveira Bisneto, entre outros. Com dois oradores – Lopes e o também criminalista René Ariel Dotti – e uma emocionante intervenção do neto e também advogado Tiago Lins e Silva, a homenagem levou inúmeras particularidades de Evandro aos presentes.Criminalista René Ariel Dotti foi um dos oradores

“Meu avô dizia que uma vida longa dá para tudo. E, realmente, ele viveu intensamente, sempre próximo ao olho do furacão, aos maiores acontecimentos políticos e jurídicos nacionais”, disse Tiago, que lembrou passagens familiares e profissionais com Evandro, ressaltando o legado transmitido por meio de seus conhecimentos na área jurídica.

Casos famosos do criminalista, como o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor e a defesa de Raul Fernandes do Amaral Street, conhecido como Doca Street, acusado de ter assassinado a socialite Ângela Diniz, foram citados por Dotti, que salientou o talento incomparável de Evandro, tido por muitos como o “criminalista do século XX”.

A mesa da cerimônia teve também a participação do presidente do IAB, Fernando Fragoso, do secretário da casa José Carlos Éboli e do advogado Ubiratan Cavalcanti.