Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 05 de Outubro de 2022

15ª Subseção presente no Colégio de Presidentes da Região dos Lagos

A Sede da OAB/Maricá abrigou a Reunião Zonal dos presidentes de subseções da Região dos Lagos (2022/2024).


Além da presidente da 15ª Subseção OABRJ, Dra. Ana Agleice, estavam presentes representantes de Cabo Frio, Araruama, Maricá, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras, Armação dos Búzios e Casimiro de Abreu.

Na ocasião, foram apresentadas as demandas das Entidades à Diretoria da Seccional. Na abertura do evento, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio reafirmou seu compromisso e do presidente Luciano Bandeira em colaborar e estarem mais próximos da Advocacia do interior.

Alguns dos temas abordados no encontro giraram em torno do Balcão Virtual do TJRJ, carência peritos e serventuários, em todas as competências, Segurança Pública, Justiça Federal mais presente nos municípios, lentidão dos processos, tabelas de honorários, atraso na digitalização de processos, Plano de Saúde Unimed, entre outros. Já a falta de juízes nas comarcas foi bastante ecoada pelos presidentes, como ressaltou a presidente Dra. Ana Agleice:

"O TJRJ tem sido um grande problema para a Advocacia, neste quesito. Despachos já estão sendo agendados para quase dois meses após o requerimento e no Balcão Virtual é quase impossível ser atendido. E os advogados da região vêm reclamar conosco. Macaé recebeu recentemente três serventuários, incluindo um para Quissamã, mesmo assim até hoje não temos juiz titular em Conceição de Macabu. A Primeira Vara Cível também apresenta enormes demoras nos despachos e pelos relatos recebidos, os serventuários já parecem estar tão cansados de nós que já adotam uma postura hostil. Macaé possui três varas do Trabalho, com três juízes auxiliares, mas o Tribunal Regional do Trabalho tem os convocado causando demasiados prejuízos a advocacia e os jurisdicionados. Na última semana ficamos inundados de reclamações porque esses três juízes foram retirados e tivemos, em oito dias de audiências, 116 audiências retiradas da pauta."

Também foi reiterada a questão envolvendo os processos da Justiça Federal que tiveram competência declinada para Campos dos Goytacazes.

Foram intensos debates e pautas importantes para toda a advocacia da região. Com este evento, cresce a advocacia da Região dos Lagos.

Ana Tereza Basilio ressaltou a importância de ouvir, em primeira mão, os problemas que afetam a Região dos Lagos. "Essa foi uma reunião zonal extremamente importante", afirmou a vice-presidente da Seccional. "Tivemos acesso aos problemas atuais e concretos das subseções e para alguns deles podemos conseguir soluções rápidas, mas verificamos também que um dos maiores problemas é a celeridade processual e principalmente a falta de servidores e juízes do Tribunal de Justiça. Isso, infelizmente, é uma unanimidade no estado do Rio de Janeiro".

Acreditamos que nossas pautas terão amparo da Seccional para efetivar melhorias para a advocacia local.