Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Andrea Meirelles participa de sessão solene em Quissamã

Intitulada “A Evolução dos Direitos da Mulher”, a palestra promoveu uma grande reflexão sobre momentos históricos de conquistas da classe feminina aos longos dos séculos no Brasil e no mundo.


Mulheres são homenageadas em sessão solene

Fonte: site da Câmara Municipal de Quissamã

 

Mulheres são homenageadas em sessão solene

A Câmara de Quissamã homenageou nove personalidades femininas na noite desta quinta-feira (21), em uma Sessão Solene com entrega de Moção de Aplausos pelo Dia Internacional da Mulher. A cerimônia contou com a apresentação do Coro Sons e Acordes do Centro Cultural Sobradinho e com a palestra da presidente da OAB de Macaé, Andrea Meirelles.

Intitulada “A Evolução dos Direitos da Mulher”, a palestra promoveu uma grande reflexão sobre momentos históricos de conquistas da classe feminina aos longos dos séculos no Brasil e no mundo. A Senhora Andrea Meirellhes explanou sobre a origem do Dia Internacional da Mulher, dos direitos garantidos pela ONU Mulheres, da inserção da mulher na Educação, na Política (com a conquista do voto e ascensão em cargos políticos), no Esporte, no Direito (com a evolução das leis voltadas para igualdade de gêneros) e sobre a Violência Contra a Mulher.

A presidente da OAB de Macaé ressaltou que toda legislação só é possível a partir da mudança de pensamento. “Nós temos o dever de lutar para que esses direitos já garantidos, não só permaneçam, como também evoluam. A igualdade entre homens e mulheres deve ser mantida e a gente está na Casa certa, porque é exatamente aqui onde são debatidos os direitos legislativos e é aqui que eles devem nascer e serem preservados”, disse a Dra. Andrea.

Moção de Aplausos 2O presidente da Câmara, Marcelo Batista, falou da importância da Moção de Aplausos sob o aspecto da união. “Nós, enquanto sociedade, devemos muito as mulheres. A classe feminina já conquistou grande parte dos seus anseios, mais não podem desanimar. Sabemos da dificuldade em relação aos preconceitos, mas continuem lutando de mãos dadas e no que diz respeito a nossa sociedade, contem com o nosso apoio a atuação nesta Casa Legislativa”, salientou o vereador que teve como homenageada a Senhora Eliana Passos de Barcelos.

O vereador Jorge Rodrigues iniciou sua homenagem, recitando a famosa frase de Charles Chaplin “Não sois máquinas! Homens é que sois”, para falar sobre o papel da mulher na sociedade moderna. “Que bom que vivemos tempos modernos. Essas homenagens simbolizam todo o nosso respeito as mulheres de Quissamã”, afirmou, ao entregar a honraria a Senhora Maria Madalena Barcelos do Desterro.

Ana Alice de Barcelos e Silva foi a homenageada do parlamentar Jorge Silva. A secretária de Governo representou o prefeito Octávio Carneiro, externando os cumprimentos do próprio prefeito aos vereadores. “Octávio pediu que falasse da importante dessa Sessão Solene, porque ele entende que este é um momento de fortalecimento de vínculos da classe política com a comunidade”.

Ao entregar a honraria a Alceia de Paula, o vereador Luiz Carlos lembrou que o município de Quissamã é privilegiado por ter secretarias da administração pública e cadeiras no legislativo, ocupadas pelas mulheres de forma muito competente. “A sensibilidade da mulher é muito importante, inclusive na política, porque muito nos ajuda e contribui para o desenvolvimento desta Casa Legislativa”.

O vereador Márcio Pessanha salientou que as mulheres devem ser acima de tudo felizes no caminho que escolherem. “Numa sociedade moderna e evoluídas, percebo que as mulheres tem que lutar pelos seus sonhos e ascensão profissional, mas também existem aquelas que querem se dedicar a cuidar da família e dos filhos, e isso deve ser respeitado”, disse ao homenagear Kátia Melo de Paula.

Márcia Silva foi a personalidade escolhida pelo vereador Marcos da Silva. “Esta é apenas uma singela homenagem desta Casa que gostaria de estender a todas as mulheres do município”, pontuou.

Já a parlamentar Kitiely Freitas entregou a Moção de Aplausos a Senhora Zuleide Ferreira da Silva, frisando que a mulher tem o papel de absorver múltiplas funções ao mesmo tempo na sociedade atual e, o faz com muita propriedade. “É honroso pra mim enquanto mulher, vereadora e mãe acompanhar todo o progresso feminino na sociedade, mas sabemos que precisamos avançar muito na conquista dos nossos direitos e na questão da extinção do preconceito”.

Emocionada, a vereadora Isabel Pessanha, homenageou a Senhora Elza Gomes Mathias Neto. “Conquistamos muitas coisas, mas ainda temos muito a conquistar. Em Quissamã temos diversos exemplos de mulheres e mães que se dedicam a educar nossas crianças, o que não é uma tarefa fácil”, revelou.

O vereador Ronaldo Costa explicou que a Câmara é o ambiente propício para comentar sobre as garantias de direitos. Para Ronaldo é preciso dar efetividade aos direitos da mulher, dos negros, das pessoas com necessidade especiais, daqueles que precisam de transporte público, de serviços de saúde e de educação. “Nossa função, enquanto legisladores é garantir que esses direitos cheguem na ponta, no cidadão. E é por isso que devemos lutar e trabalhar”.

Ainda estiveram presentes a solenidade os secretários Derli Barbosa Rodrigues (Ação Social), João Cândido de Souza e Silva (Administração), Luiz Costa (coordenador de Comunicação Social), Antônio Carlos Xavier (coordenador da Guarda Municipal), Amaro Batista Garcia Filho (coordenador Municipal de Defesa Civil); a subsecretária Valquíria Batista (Administração); o secretário adjunto da OAB de Macaé, Jânio Mancebo; além de lideres comunitários e religiosos.