Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Debates sobre eleições diretas na OAB esquentam nas redes sociais

A mobilização por Diretas Já para o Conselho Federal da OAB está provocando, na internet, um debate cada vez mais quente. A campanha tem tido participação da classe - especialmente de advogados entre 25 e 34 anos - nos quatro cantos do país


Debates sobre eleições diretas na OAB esquentam nas redes sociais

Fonte: redação da Tribuna do Advogado e site das Diretas na OAB
 
A mobilização por Diretas Já para o Conselho Federal da OAB está provocando, na internet, um debate cada vez mais quente. A campanha tem tido participação da classe - especialmente de advogados entre 25 e 34 anos - nos quatro cantos do país.  
 
Milhares de advogados, em todo o Brasil, querem eleger diretamente a nossa direção nacional
Jullian Aleixo
Além de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Bahia, também tem participado via Twitter e Facebook os colegas de São Paulo, Brasília, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Sul.
 
Jullian Lennon Aleixo, presidente da Comissão dos Jovens Advogados da OAB/PA, é um dos mais atuantes no Facebook. Ele ressalta que, principalmente para os jovens advogados, este é um momento ímpar de mudanças na instituição. "Milhares de advogados, em todo o Brasil, querem eleger diretamente a nossa direção nacional. Certa vez, Rui Barbosa, em uma conjuntura política importante na história brasileira, afirmou: 'A eleição indireta tem por base o pressuposto de que o povo é incapaz de escolher acertadamente os deputados'. Certamente, se ainda vivo fosse, estaria conduzindo nossa classe rumo às eleições diretas, pelos mesmos motivos já expostos", lembrou Aleixo.
 
"Esta é uma campanha que tem que ser abraçada principalmente pela juventude. Os jovens advogados e os recém-formados têm que entender a importância das Diretas Já na OAB para a advocacia", disse o subprocurador-geral da OAB/RJ, Guilherme Peres, em vídeo publicado no site das Diretas.
 
Para a advogada mineira Eunice Brasiliense, uma das mais ativas no Twitter, a OAB está deixando de acompanhar a evolução do país mantendo eleições indiretas. "É inaceitável, na plenitude do estado democrático de direito, após tantas lutas e contribuições, negar ao advogado o voto direto. A eleição direta fortalecerá o sistema federativo e concederá ao eleitor maior legitimidade para cumprir o compromisso de defender os direitos e prerrogativas da advocacia", disse Eunice.
 
Acesse o site da campanhaEntre os artigos enviados e publicados no site da campanha, um dos que tiveram maior repercussão veio do estado da Paraíba e foi escrito pelo advogado Marcos Souto Maior Filho. Com o titulo de Quem tem medo da democracia?, Marcos recapitulou em seu texto a campanha das Diretas Já para a Presidência da República no início dos anos 80. "Hoje, fico triste com a manutenção de um critério eleitoral avesso à democracia ampla e irrestrita. Venho participando ativamente na discussão democrática dos aspectos negativos e positivos da instalação das eleições diretas para a Diretoria da OAB. Não vejo por que tanto medo das diretas já na OAB", frisou.