Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

OAB/RJ colhe, por e-mail, denúncias sobre atuação da Justiça Militar

A Comissão da Verdade da OAB/RJ já está colhendo denúncias sobre o papel de juízes e promotores da Justiça Militar durante julgamentos de presos políticos no período da ditadura.


OAB/RJ colhe, por e-mail, denúncias sobre atuação da Justiça Militar

Fonte: redação da Tribuna do Advogado
A Comissão da Verdade da OAB/RJ já está colhendo denúncias sobre o papel de juízes e promotores da Justiça Militar durante julgamentos de presos políticos no período da ditadura. Os relatos podem ser encaminhados pelo e-mail depoimentos.cv@oabrj.org.br.
 
Depoimentos de ex-militantes políticos também estão sendo recolhidos pela Seccional. O primeiro a falar à comissão foi César Benjamin, preso aos 17 anos, em razão de um laudo que atestava que sua idade mental era de 35, o que permitiu à Justiça Militar condená-lo como se tivesse maioridade penal. Seu relato sobre os cinco anos que permaneceu em reclusão foi gravado em vídeo e em áudio e vai ser repassado à Comissão Nacional da Verdade.  
 
O grupo da OAB/RJ pretende ouvir depoimentos e repassar as informações à Comissão da Verdade do Governo Federal, a fim de auxiliar e subsidiar o trabalho do núcleo nacional. "Vamos listar, no âmbito do Estado do Rio, os casos mais marcantes de abusos da Justiça Militar e organizar entrevistas para nos informarmos detalhadamente a respeito", explica o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalréo.
 
A Seccional tambAcesse o painel da Memória e participe do abaixo-assinadoém está criando uma campanha pelo tombamento dos antigos centros de tortura. Na lista, a sede do antigo Dops, na Rua da Relação, a Casa da Morte, em Petrópolis, e o DOI-CODI, que funcionou no quartel da Polícia do Exército, na Tijuca.
 
Além disso, a OAB/RJ será sede, nos dias 13 e 14 de agosto, de reuniões da comissão nacional, em iniciativa conjunta com a Seccional.