Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Tiririca e Eça de Queirós

O que poderia ter em comum entre Tiririca e Eça de Queirós


O que poderia ter em comum entre Tiririca e Eça de Queirós? Pois é, nada! Um escrevia muito e o outro, dizem, sequer escreve. Um foi excelente escritor, e o outro ainda é excelente palhaço. Eça de Queirós dizia que "em cada cidade, em cada município, em cada povoado, há sempre um grupo de homens que estão longe do povo, dos seus interesses, dos seus tormentos, da sua alma; chama-se a este grupo mundo oficial, camarilha, aristocracia, etc". Esta mensagem de Eça te lembra de alguma coisa?

Dizem que Tiririca, que foi o escolhido por mais de um milhão e trezentas mil pessoas do povo, não sabe nem ler nem escrever. E precisa saber? Para ser deputado federal é preciso saber ler e escrever? Com tantos assessores por perto, quem precisa saber ler e escrever? Um homem com mais de um milhão de votos não está longe do povo, nem dos seus tormentos, nem de sua alma; não faz parte de nenhum mundo oficial, nem de camarilhas, nem da aristocracia. Por isto ele foi o escolhido! E com tantos assessores, quem precisa saber ler e escrever? Há tantos analfabetos inteligentes! Há tantos analfabetos bem sucedidos! Antes cem analfabetos honestos a um letrado corrupto!

Duas frases sarcásticas foram ditas por Tiririca, em sua campanha, que marcaram: "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", e "Pior do que tá não fica, vote Tiririca". Eça de Queirós adoraria! Genial, não? Eça foi considerado um demônio do sarcasmo ágil e um sentimental, e Tiririca também é isto, não é? O lado sentimental de Tiririca, para mim, se revela, entre outras coisas, na música Florentina (Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não sei se tu me amas, pra que tu me seduz?). Pois é, o português não é primoroso, eu sei, mas vendeu mais de um milhão e trezentas mil cópias! Opa! Vejam a coincidência dos números! Logo, Eça e Tiririca tem algumas coisas em comum, enfim: sarcasmo e sentimentalismo! Florentina foi uma namorada de Tiririca quando ele tinha 18 anos, e ele deu o nome da filha de Florentina. É sentimental ou não?

Por outro lado, quantos deputados federais, entre os que já estão por lá e os que vão entrar agora, sabem o que faz um deputado federal? Pensem bem? Agora, pior do que "tá", fica sim! Basta o Tiririca não entrar! Mesmo que a lei diga uma coisa, a justiça diz outra! A Constituição Federal diz que são inelegíveis os analfabetos. Mas, ainda que esteja na Constituição, esta norma não seria uma forma de preconceito, não seria discriminação? Todos são ou não são iguais perante as leis? Caso Tiririca não entre, ele que foi escolhido por mais de um milhão de pessoas, será uma injustiça para ele e para o povo que o elegeu!

Bem, o certo é que uma revista o "entregou", e a justiça (sic) resolveu colocar os conhecimentos dele teste. Querem aparecer mais do que ele! Tem gente vibrando para Tiririca perder o direito de assumir ? veja bem, eu disse "direito" ? porque os votos dele vão fazer a festa imerecida de terceiros. Que violência! Que injustiça! E tem gente que se presta para este papel hediondo de tentar prejudicar o Tiririca. Eça de Queirós dizia que "a verdade nunca é branda demais para os que erram; a justiça nunca é terrível demais para os que oprimem". Tiririca deve estar se sentindo oprimido nesta hora! Mas, ainda acho que a justiça tarda, mas não falha!

O certo e indiscutível é que existem centenas de palhaços espalhados pelos três poderes, e disto ninguém duvida. Palhaços e corruptos! E alguns deles, agora, resolveram se unir para tentar impedir que Tiririca assuma o seu papel de velar pelos seus constituintes, e pelo constituinte geral, comum e soberano que se chama povo. E milhares de votos a mais do que todos os outros deputados, Tiririca soube agradar e convencer este povo! Ao menos uma certeza todos nós temos: caso ele consiga entrar, entre as centenas de palhaços que existem travestidos de deputado federal ? há raras exceções ? Tiririca será o único autêntico, sincero, verdadeiro e, o mais importante, engraçado! Porque o que acontece lá hoje, sinceramente, não tem a menor graça!


* Wanderley Rebello Filho é advogado



Desconto para Novos Advogados

Entidades Credenciadas para Estágio

Benefícios CAARJ e OAB-RJ

Eixo BEM-ESTAR em Macaé