Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Guia voltado para direitos das mulheres é lançado na OAB/RJ

Foi lançado nesta quinta-feira, 18, na OAB/RJ, o Guia Mulher e Cidadania


Da redação da Tribuna do Advogado

18/11/2010 - Foi lançado nesta quinta-feira, 18, na OAB/RJ, o Guia Mulher e Cidadania, cartilha contendo direitos legais, orientação para enfrentamento da violência doméstica, dicas sobre saúde e alimentação, além de endereços de órgãos de proteção de mulheres, entre outras informações. A publicação é resultado do trabalho de alunas da Asplande - Assessoria & Planejamento para o Desenvolvimento, organização voltada para o fortelecimento de grupos de mulheres chefes de família em empreendimentos comunitários e cooperativos.
 
A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e da Central Única dos Trabalhadores, além da própria Asplande. O grupo foi também organizador do curso Gênero e Direitos Humanos, Construindo o Protagonismo da Mulher, que teve como finalidade aprofundar a formação política das participantes da Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A cartilha será distribuída nas comunidades onde vivem e nas cooperativas populares.
 
Participaram do lançamento, representando a ministra Nilcéa Freire, a assessora especial da secretaria Andréa David; a deputada estadual Inês Pandeló (PT), as presidentes das comissões de Direitos Humanos e da Mulher da OAB/RJ, respectivamente Margarida Pressburger e Joselice Cerqueira; a secretária executiva da Asplande, Dayse Valença, e a secretária de Combate ao Racismo da CUT, Glória Ramos, as representantes da Rede Isabel Cardoso, Adriana Abreu e Daniele Braz, além das alunas do curso.