Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 28 de Maio de 2021

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA OAB JOVEM DA 15ª SUBSEÇÃO DA OABRJ

As comissões temáticas que compõem o quadro da 15ª Subseção da OABRJ, bem como em todas as subseções do país, são espaços de assessoramento, atuação e conhecimento jurídico.


As comissões temáticas que compõem o quadro da 15ª Subseção da OABRJ, bem como em todas as subseções do país, são espaços de assessoramento, atuação e conhecimento jurídico. Além de, efetivamente, contribuírem na qualidade de vida dos cidadãos e suas famílias. Também são uma oportunidade de conhecer profissionais da área, trocar experiências e, quem sabe, um grande passo para formalizar sua autoridade jurídica e dar ideias de especialização.

Desde o ano de 2019 a Comissão da Jovem Advocacia realizou várias atividades voltadas para os jovens advogados e advogadas, atividades que devem ser divulgadas para que essa união se fortaleça e possa, cada vez mais, realizar ações voltadas aqueles que estão começando na Advocacia.

Destaque para ações e projetos realizados:

- Evento presencial na Faculdade de Direito da UFF/Macaé “Desmistificando a Advocacia”, em 02/09/2019: Voltado aos estudantes de Direito e à Jovem Advocacia, o evento abordou temas como: dificuldades encontradas no início da profissão, prerrogativas, marketing e tantos outros. Houve sorteio de brindes, vale-compra para livros e etc.
- Evento presencial na Sede da 15ª Subseção da OAB/RJ: “1º Café Jurídico”, em 10/12/2019: Roda de Conversa, com mesa de café, que discutiu estratégias de Marketing, Gestão e Comunicação no exercício profissional da advocacia, com profissionais da área e advogados.
- Live “Novos Caminhos para a Advocacia Trabalhista”, em 02/06/2020, com a Prof. Rafaela Sionek - Advogada, Palestrante e Professora de Direito e Processo do Trabalho do CERS.
- Live “Advogando para Consumidores em tempos de Pandemia”, em 18/06/2020, com o Prof. Renato Porto - Advogado e Professor de Direito do Consumidor da EMERJ, FEMPERJ, FESUDEPERJ, dentre outras instituições.
- Live “Como empreender na Advocacia em meio à Coronacrise”, em 06/07/202, com Prof. Rodrigo Padilha - Advogado, Empresário e criador do treinamento de Empreendedorismo Jurídico.
- Live “Como ter sucesso na audiência trabalhista”, em 07/10/2020, com Dr. Rafael Lara Martins - Advogado, Diretor da ESA/GO, Vice-presidente da Comissão Nacional de Compliance e Conselheiro Federal da OAB.
- Live “Superando os desafios da Jovem Advocacia”, em 22/10/2020, com a Dra. Amanda Magalhães - Advogada, Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Jovem e Presidente da OAB Jovem RJ,
- Live “Técnicas de negociação e fechamento de contratos”, em 06/11/2020, com a Prof. Sylvia Drummond - Advogada e Professora da EMERJ, FEMPERJ, AMPERJ e FESUDEPERJ, e Coordenadora da ESA/RJ.
*Sorteios de ingressos para Workshops e eventos de empreendedorismo: “Mulheres Imparáveis”; “Mulheres Empreendedoras” e “Acesse sua Vida Extraordinária”.
* Parceria com o Projeto de Extensão “Cidadania Ativa” da Faculdade de Direito da UFF/Macaé/RJ: Foram reunidos estudantes dos cursos de Direito, Administração e Contabilidade, além de advogados e outros profissionais voluntários, para a realização de trabalhos, palestras e oficinas de conscientização dos alunos do ensino público fundamental de Macaé/RJ, em relação a temas como cidadania, direitos humanos e ECA.

O presidente da Comissão, Dr. André Torres Martins, destaca:

“Durante a pandemia, mantivemos os trabalhos realizados em prol da Jovem Advocacia, sempre em busca do fortalecimento, valorização e união da classe, bem como da capacitação técnica e desenvolvimento dos novos advogados. Diversas foram as reuniões virtuais com os membros da Comissão, tendo por objetivo discutir ações e tratar de assuntos fundamentais ao exercício da profissão. Além disto, promovemos seis lives em nosso Instagram (@oabjovem.macae), com grandes personalidades do Direito. Agora, daremos sequência aos projetos, com a elaboração de um Webnário que tratará de assuntos relacionados às principais dores e angústias vivenciadas pela advocacia iniciante, quais sejam: marketing, atração de clientes, gestão de escritório, oratória, dentre outros.”

A presidente da 15ª Subseção, Ana Agleice, ressalta que “o nosso objetivo é continuar contribuindo para a construção de um futuro melhor para a Advocacia e fazer a nossa profissão ser cada vez mais valorizada. E a Jovem advocacia exerce um papel fundamental nessa construção.”


Composição atual da Comissão OAB Jovem:

André Torres Martins – Presidente
Sarah Pattiele Fernandes Franco – Vice
Thaís da Silva Guimarães - Membro
Lohanna Barbosa dos Santos - Membro
Gabriel de Oliveira Brasil - Membro
Geórgia Ferraz Paes - Membro
Lucas Hosken Balzana Ramos - Membro
Emanuel de Oliveira Pinheiro - Membro