Parceria Educacional
NOTÍCIA
Publicado em 30 de Novembro de -1

Danilo Funke pode ser cassado por exibir votação da Câmara na internet

Depois de transmitir ao vivo, através de sua página no Twitter, a votação da Câmara de Vereadores de Macaé, na Região Norte Fluminense, que tratava do plano de cargos e salários dos professores, o vereador Danilo Funke (PT) pode ter o mandato cassado


Vereador do RJ pode ser cassado por exibir votação da Câmara na internet

Danilo Funke (PT) recebeu denúncia de Julinho do Aeroporto (PMDB).
Câmara de Macaé votou nesta terça projeto que pede transmissão ao vivo.

Carolina LaurianoDo G1 RJ

Depois de transmitir ao vivo, através de sua página no Twitter, a votação da Câmara de Vereadores de Macaé, na Região Norte Fluminense, que tratava do plano de cargos e salários dos professores, o vereador Danilo Funke (PT) pode ter o mandato cassado, a pedido do colega Julinho do Aeroporto (PMDB). A sessão era aberta ao público. O peemedebista alega que se sentiu ofendido e que o colega foi leviano ao fazer uso indevido da imagem.

O fato aconteceu no dia 12 de abril. Após a sessão, Funke postou em seu site a foto dos vereadores e o voto de cada um – apenas ele e um outro vereador tinham votado a favor. O petista recebeu a denúncia duas semanas depois, na terça-feira (26) da semana passada. A ironia é que nesta terça-feira (3) estava em pauta na Câmara um projeto de lei, do próprio Danilo Funke, que pede a transmissão ao vivo das sessões parlamentares através de rádio, televisão e internet, e o vereador Julinho votou a favor. “Votei a favor”, disse ele ao G1.

O petista contou que não esperava o apoio de todos os colegas nesta terça. “Todo mundo falou a favor da liberdade de expressão e todos votaram a favor, para a minha surpresa. A ideia é que as pessoas tenham acesso ao que acontece dentro da Câmara”, disse ele.

Funke informou ainda que será julgado por uma Comissão de Ética, depois de todos da Casa terem votado a favor da abertura do processo. Ele foi notificado nesta terça e agora tem 10 dias para apresentar a defesa.

“É muito triste, ainda mais no processo democrático que vivemos em Macaé. (...) É todo um trabalho construído, uma proposta diferenciada para o município. Nunca teve ofensa pessoal a ninguém”, disse o vereador petista, que está em seu primeiro mandato e se rotula como “o único vereador da oposição”.

De acordo com ele, essa é a primeira vez na história de Macaé que um vereador pode ser cassado. “Ele diverge da linha de pensamento da Câmara”, disse o peemedebista, autor da denúncia.

O petista acredita que errou ao colocar a foto oficial dos colegas. “Houve um exagero do uso da foto, foi uma falta de habilidade nossa, levantou a ira dos colegas. Mas não me considero um criminoso. Ele (Julinho do Aeroporto) me acusa de uso indevido de imagem. Mas era a foto oficial da casa e a votação era aberta ao público”, ressaltou ele.

Em defesa dos professores
Segundo Danilo Funke, desde1998 que a questão do plano de cargos e salário dos professores se arrasta no município e, até agora, nenhuma ação foi realizada. “Eu peço pela paridade no plano de cargo e salários de professores. A comissão é formada por três pessoas do governo e apenas dois professores com direito de voto. Então, todos os assuntos a categoria perde. Esse é o temor dos professores. E também para acelerar o processo, desde 98 não acontece nada”, reclamou ele.

O vereador Julinho do Aeroporto, entretanto, afirma que o plano de cargos e salários de professores é um assunto que já está em discussão. “No meu entendimento ele foi muito leviano quanto ao fato que aconteceu. É usar a imagem indevida e negativa. Ele fez uma indicação de um processo que já esta em andamento. Eu me senti ofendido”, disse ele.

De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara de Macaé, a direção da Casa estuda a possibilidade de uma parceria com a TV Alerj para exibir as votações através da televisão. As negociações com a rádio e a internet estão menos avançadas.